A proclamação da independência de Moçambique no dia 25 de Junho de 1975 permitiu que se iniciassem, entre outras mudanças, a criação de instituições que expressam a realidade política, económica e social do nosso vasto País.
A separação dos Correios e das Telecomunicações registada em 1982 e a criação do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), em 1992, constituiu um dos marcos dessa incontornável transformação das instituições que desembocou no aparecimento de diferentes unidades com claras e distintas atribuições e competências.
O Jornal “Notícias” passou a revelar a nova realidade do País e em Outubro de 1975 cria-se a Rádio Moçambique depois da extinção da Rádio Clube de Moçambique e em 1981 cria-se a Televisão Experimental (TVE). Estas instituições e o Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane vão desempenhar um grande papel no desenvolvimento das comunicações no País.
Acervos
O futuro Museu contará com os acervos das seguintes instituições:
- INCM;
- Correios de Moçambique;
- Telecomunicações de Moçambique;
- Rádio Moçambique;
- Televisão de Moçambique,
- Centro de Informática da UEM;
- Jornal Notícias e;
- Doações de particulares.
Justificação
O Museu das Comunicações de Moçambique serve para:
- Preencher uma grande lacuna, porque apesar de termos instituições ligadas a área das Comunicações há 40 anos, o conhecimento da sua história e do seu papel na sociedade moçambicana não é devidamente divulgado e reconhecido;
- Suprir uma falta de meios de auxilio para o conhecimento generalizado do sector das Comunicações em Moçambique; e
- Promover a sua ação e elevar o seu prestígio.
Objectivo Geral
- Criar um espaço pedagógico de carácter científico e tecnológico, onde, de forma lúdica e interactiva, poder-se-á ter acesso a informações sobre o passado e o presente das Comunicações e sobre as tecnologias do futuro.
- Pretende-se que o espaço do Museu seja um local de encontro cultural sobre as comunicações em Moçambique projetando uma visão do Passado, Presente e do Futuro.
Objectivos Específicos
- Divulgar o papel e a importância das comunicações no mundo e em Moçambique, em particular;
- Fomentar o interesse pela história das Comunicações;
- Dinamizar as exposições e os patrimónios através de programas culturais e lúdicos; e
- Contribuir para a educação da juventude, com maior enfâse para a dimensão científica e tecnológica da área das Comunicações
Público Alvo
- Público em geral;
- Alunos;
- Estudantes universitários;
- Turistas;
- Filatelistas;
- Inovadores;
- Investigadores; e
- Historiadores
Resultados Esperados
- Divulgada e disseminada a história das Comunicações em Moçambique;
- Elevado o conhecimento e o interesse da sociedade pela área das Comunicações; e
- Elevado o prestígio e marketing de todas as instituições envolvidas.
Metodologia Conceptual
- Revisão da literatura sobre as empresas de comunicação de Moçambique;
- Visita as instituições envolvidas no Projecto para a identificação dos objectos e textos que poderão fazer parte do Museu;
- Recolha de materiais relevantes;
- Entrevistas com actores chaves e trabalhadores aposentados, para a constituição de um acervo audio-visual.
- Fotografias;
- Documentos históricos importantes; e
- Computadores, selos e materiais ligados a radiodifusão.
Características Técnicas
- Pelo seu carácter permanente, o Museu deverá consistir em materiais de elevada qualidade e duradoiros;
- A história geral (linha de tempo) será imprensa em vinil;
- Haverá exposição simultânea de outros materiais intrinsecamente ligados a área das Comunicações como flamulas, livros, boletins informativos, vídeos que além de permitirem a compreensão da história, tornarão as amostras mais dinâmicas;
- Haverá um televisor ou painel gigante para passar, permanentemente, os vídeos com depoimentos; e
- A exposição Permanente será evolutiva, com o tempo, novos materiais deverão ser agregados em função do tema e da importância histórica
Um Museu Vivo
- O MC deverá ser um espaço dinâmico que veicula mensagens do passado, do presente e do futuro das comunicações;
- Um local de acesso a toda a informação relacionada com as tecnologias;
- MC terá um lugar de restauração, onde se toma um café, se reúne. Um museu com outros atrativos;
- No nosso Museu haverá debate do presente e do futuro das comunicações;
- Na sua programação o MC terá palestras sobre várias temas ligados a área das comunicações orientadas por especialista e pessoas renomadas
- O MC terá espaço para se falar do passado, presente e futuro do CIUEM, RM, Jornal Notícias, TDM, INCM, Correios de Moçambique e outras instituições ligadas a história das Comunicações em Moçambique;
- O MC será, também um espaço privilegiado de Ciência e Tecnologia que priorizará toda a informação inerente a novas descobertas tecnológicas, eventos extraordinários como a chegada de satélites resultantes de pesquisa de várias instituições como a NASA;
- O MC será um lugar privilegiado para o lançamento de novidades na área de telefonia móvel e fixa, radiodifusão e de todas as áreas a ele associadas.
- O MC deverá fazer parte do roteiro turístico da Cidade de Maputo. Deverá receber turistas que anualmente chegam a cidade em viagens de cruzeiros;
- O MC poderá receber estrangeiros que chegam à cidade para participar em conferências e outros eventos;
- O MC estará em sintonia com outros espaços culturais sediados na Cidade de Maputo.