Horário do Museu:
Segunda à Sexta: 08h00 - 18h00
Sábado e Domingo: 08h00 - 14h00

A proclamação da independência de Moçambique no dia 25 de Junho de 1975 permitiu que se iniciassem,  entre outras mudanças, a criação de instituições que expressam a realidade política, económica e social   do nosso vasto  País.

A separação dos Correios e das Telecomunicações registada em 1982 e a criação do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), em 1992, constituiu um dos marcos dessa incontornável transformação das instituições que desembocou no aparecimento de diferentes unidades com claras e distintas atribuições e competências. 

O Jornal “Notícias” passou a revelar a nova realidade do País e em Outubro de 1975 cria-se a Rádio Moçambique depois da extinção da Rádio Clube de Moçambique e em 1981 cria-se a Televisão Experimental (TVE). Estas instituições e o Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane vão desempenhar um grande papel no desenvolvimento das comunicações no País.

 

Acervos

O futuro Museu contará com  os acervos das seguintes instituições:

  • INCM;
  • Correios de Moçambique;
  • Telecomunicações de Moçambique;
  • Rádio  Moçambique;
  • Televisão de Moçambique,
  • Centro de Informática da  UEM;
  • Jornal Notícias  e;
  • Doações de particulares.

Justificação

O Museu das Comunicações de Moçambique serve para:

  • Preencher uma grande lacuna, porque apesar de termos instituições ligadas a área das Comunicações há 40 anos, o conhecimento da sua história e do seu papel na sociedade moçambicana não é devidamente divulgado e reconhecido;
  • Suprir uma  falta de meios de auxilio para o conhecimento generalizado do sector das Comunicações em Moçambique; e
  • Promover a sua ação e elevar o seu prestígio.

Objectivo Geral

  • Criar  um espaço pedagógico de carácter científico e tecnológico, onde, de forma lúdica e interactiva, poder-se-á ter  acesso  a  informações sobre o passado e o presente das Comunicações e sobre as tecnologias do futuro.
  • Pretende-se que o espaço do Museu seja um local de encontro cultural sobre as comunicações em Moçambique projetando uma visão do Passado, Presente e do Futuro.

Objectivos Específicos

  • Divulgar o papel e a importância das comunicações no mundo e em Moçambique, em particular;
  • Fomentar o interesse pela história das Comunicações;
  • Dinamizar as exposições e os  patrimónios através de programas culturais e lúdicos; e
  • Contribuir para a educação da juventude, com maior enfâse para a dimensão científica e tecnológica da área das Comunicações

Público Alvo

  • Público em geral;
  • Alunos;
  • Estudantes universitários;
  • Turistas;
  • Filatelistas;
  • Inovadores;
  • Investigadores; e
  • Historiadores

Resultados Esperados

  • Divulgada  e disseminada a história das Comunicações em Moçambique;
  • Elevado o conhecimento e o interesse da sociedade pela  área das Comunicações; e
  • Elevado o prestígio  e marketing de todas as instituições envolvidas.

Metodologia Conceptual

  • Revisão da literatura sobre as empresas de comunicação de Moçambique;
  • Visita as instituições envolvidas no Projecto para a identificação dos objectos e textos que poderão fazer parte do Museu;
  • Recolha de materiais relevantes;
  • Entrevistas com actores chaves  e  trabalhadores aposentados,  para a constituição de um acervo audio-visual.
  • Fotografias;
  • Documentos históricos importantes; e
  • Computadores, selos e materiais ligados a radiodifusão.

Características Técnicas

  • Pelo seu carácter  permanente,  o Museu  deverá  consistir  em materiais de elevada qualidade e duradoiros;
  • A história geral (linha de tempo) será imprensa em vinil;
  • Haverá exposição simultânea de outros materiais intrinsecamente ligados a  área das Comunicações  como  flamulas, livros, boletins informativos, vídeos que além de permitirem a compreensão da história, tornarão as amostras mais dinâmicas;
  • Haverá um televisor ou painel gigante para passar, permanentemente, os vídeos com depoimentos; e
  • A exposição Permanente será evolutiva, com o tempo, novos materiais deverão ser agregados em função do tema e da importância histórica

Um Museu Vivo

  • O MC deverá ser um espaço dinâmico que veicula mensagens do passado, do presente e do futuro das comunicações;
  • Um local de acesso a toda a informação relacionada com as tecnologias;
  • MC terá  um lugar de restauração, onde se toma um café, se reúne.  Um museu com outros atrativos;
  • No nosso Museu haverá  debate do presente e do futuro das comunicações;
  • Na sua programação o MC terá palestras sobre várias temas  ligados a área das comunicações orientadas por especialista e pessoas renomadas
  • O MC terá espaço para se falar do passado, presente e futuro do CIUEM, RM, Jornal Notícias, TDM, INCM, Correios de Moçambique e outras instituições ligadas a história das Comunicações em Moçambique;
  • O MC será, também um espaço privilegiado de Ciência e Tecnologia que priorizará toda  a informação inerente a novas descobertas tecnológicas, eventos extraordinários como a chegada de satélites resultantes de pesquisa de várias instituições como a NASA;
  • O MC será um lugar privilegiado para o lançamento de novidades na área de telefonia móvel e fixa, radiodifusão e de todas as áreas a ele associadas.
  • O MC deverá fazer parte do roteiro turístico da Cidade de Maputo. Deverá receber turistas que anualmente chegam a cidade em viagens de cruzeiros;
  • O MC poderá receber estrangeiros que chegam  à cidade para participar em conferências e outros eventos;
  • O MC estará em sintonia com outros espaços culturais sediados na Cidade de Maputo.

Back to top